Alimentos Industrializados

33 alimento “ultraprocessado”: um conceito teórico sem comprovação empírica Alimentos Industrializados analisados tem adição de açúcar; o produto com gor- dura reduzida (Lay’s Kettle Cooked) apresenta um be- nefício claro, que é uma redução entre 9% e 18% na quantidade de calorias por grama em relação às outras marcas do exemplo; a redução de sal numa das mar- cas (No Added Salt Potato Chips) é bem significativa, pois apresenta apenas 0,16 mg de sódio por grama de produto; • Quanto aos fabricantes e processos de fabricação, algumas características podem ser consideradas VERDADEIRAS, porém com ressalvas , outras DEPENDEM de quem faz e de como é feito o produto pelos vários fabricantes, e outras se verificam FALSAS : no mercado brasileiro existem várias marcas de batatas chips, elaboradas por micro, peque- nas, médias e grandes empresas; as grandes empresas possuem as marcas mais conhecidas, porém, seria in- teressante conhecer os dados que demonstram que a qualidade de uma batata frita possa estar diretamente relacionada ao porte de uma empresa; a produção da batata frita chips envolve diversas etapas de proces- samento, mas várias dessas etapas não são exclusivas da indústria, tais como a limpeza, lavagem, descasca- mento, corte, fritura e secagem; o uso de embalagens “sofisticadas” depende de cada marca e de cada fa- bricante, destacando que a embalagem com atmosfera modificada é de uso comum na indústria, apesar de po- der parecer sofisticada para os leigos; os processos uti- lizados não podem ser considerados danosos, apenas com a ressalva de que as frituras (todas, não somente as industriais) podem gerar a formação de acrilamidas, substâncias cujas quantidades devem ser controladas para consumo humano, apesar de a indústria seguir normas e aplicar técnicas (Ex.: controle de tempera- tura do óleo de fitura) para reduzir a presença dessas substâncias, o que não ocorre nos lares, bares e res- taurantes; quanto ao impacto ambiental, isso depende dos cuidados de cada fabricante para reciclagem ou reaproveitamento dos materiais das embalagens, entre outros aspectos, não sendo possível generalizar uma acusação de tal teor; • Quanto à comunicação de marketing e comercialização, uma das características se verifica FALSA , outras DEPEN- DEM de como os vários fabricantes promovem e comercia- lizam seus produtos: não se tem registro de algum fabri- cante que tenha promovido uma batata frita chips como um alimento associado à saudabilidade, por exemplo, destacando o produto como fonte de fibras, proteínas ou potássio; a existência de campanhas de propaganda agressivas depende de cada fabricante; as batatas fri- tas chips estão presentes em supermercados, mas não representam a maioria dos itens lá existentes; o fato de estar ou não em corredores centrais ou no fim dos cor- redores depende dos varejistas e seus acordos com os fornecedores; de modo geral, a melhor localização nas gôndolas dos supermercados é destinada a produtos com maior margem e maior giro, não sendo por razão do conteúdo de cada alimento; por serem um produto de conveniência, os produtos costumam ser vendidos em lojas de conveniência, entre vários outros; • Quanto à forma de consumo, uma característica pode ser considerada VERDADEIRA , uma DEPENDE da ocasião de con- sumo e outras se verificam FALSAS : de fato, as batatas fri- tas chips industrializadas costumam estar prontas para consumo, assim como as consumidas em bares e res- taurantes, que já vêm da cozinha prontas para consu- mo; de qualquer modo, não existem motivos concretos para afirmar que uma batata frita pronta seja destrutiva socialmente, pelo fato de poder estar substituindo o hábito de uma família se reunir para lavar, descascar, fatiar, lavar novamente, secar e fritar; a batata frita chips pode ser consumida ao longo do dia, mas tam- bém pode ser consumida como acompanhamento de refeições preparadas nos lares e restaurantes; afirmar que os snacks estimulam o hábito de comer snacks de- pende do ponto de vista, pode até ser possível quando ocorre o lançamento de um produto novo que atraia o desejo dos consumidores. Entretanto, a tendência de fragmentação das refeições tradicionais é crescente, principalmente, entre os jovens. Essa mudança de há- bito, associada à tendência de manter uma dieta mais equilibrada, tem feito com que muitos consumidores evitem as batatas fritas como substitutos de refeições, optando por snacks à base de frutas, vegetais, grãos, sementes etc. Análises mais detalhadas das demais categorias de pro- dutos que a “classificação” NOVA define como “alimentos ultraprocessados” (ver Figura 4.1) estarão disponíveis no site http://www.alimentosprocessados.com.br .

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