31/03/2017

ITAL participa de workshop sobre novos negócios

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, participou do workshop “Oportunidades de Novos Negócios para as Cadeias Agrícolas no Estado de São Paulo”, realizado pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), nessa semana. Na ocasião, 60 empresas do setor conheceram as linhas de pesquisa desenvolvidas pelos seis institutos e 14 polos regionais da APTA. Durante o evento, realizado na sede do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), foi discutido o novo arcabouço jurídico composto pelo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, pela Lei Estadual de Inovação e assinatura da Resolução nº 12/2016 pela Secretaria de Agricultura, que estabeleceu os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) no âmbito da APTA.

“Estamos vivendo um momento inédito na história da ciência e da tecnologia brasileira. Saímos de baixa para alta frequência. A parceria com as empresas é fundamental, pois a inovação se dá no setor privado”, afirmou Antonio Álvaro Duarte de Oliveira, Diretor Substituto do ITAL e Diretor Executivo da FUNDEPAG, que ministrou a palestra sobre Nova Legislação de CT&I (Ciência, Tecnologia & Inovação) para relação pública x privada.

Eloísa Garcia, Diretora Substituta do ITAL, apresentou os trabalhos em análise de tendência de consumo, as pesquisas, serviços tecnológicos e treinamentos realizados no Centro de Pesquisa de Frutas e Hortaliças (FRUTHOTEC), Grupo de Engenharia e Processos (GEPC), Centro de Pesquisa de Cereais e Chocolates (CEREAL CHOCOTEC), Centro de Ciência e Qualidade de Alimentos (CCQA), e no Centro de Tecnologia em Embalagem (CETEA). “Cada projeto tem seu valor e fortalece  a relação público-privado porque é uma transferência de tecnologia e de conhecimento. Nosso compromisso é com a pesquisa, desenvolvimento, inovação e capacitação para o agronegócio em benefício da sociedade, aplicando toda nossa experiência e capacitação sobre preservação e qualidade dos alimentos”, destaca Eloísa.

Os interessados em conversar sobre parcerias com o ITAL podem entrar em contato pelo telefone: (19) 3743-1800.