15/09/2016

Conferência internacional realizada no Ital debate novidades para o setor de embalagens flexíveis

A IX Conferência Internacional de Embalagens Flexíveis reuniu especialistas e empresas internacionais e nacionais do setor para debater as novas tecnologias e desenvolvimento na área de embalagens. O evento foi realizado no Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), em Campinas, entre os dias de 13 a 14 de setembro. 

Em sua nona edição, a conferência, realizada pela divisão de Polímeros, Laminações e Revestimentos da empresa norte americana Tappi (Technical Association of Paper and Pulp Industry), em parceria com o Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea), unidade do Ital, se consolidou como um dos maiores eventos da América Latina nesta área. 

Foram apresentadas cerca de 20 palestras sobre resinas, filmes, adesivos, equipamentos, tecnologias de processamento, aditivos voltados às últimas inovações para o segmento de embalagem flexível, apresentadas por fornecedores brasileiros, norte-americanos, europeus e japoneses, finalizou Leda. 

De acordo com uma das organizadoras da conferência, a pesquisadora Leda Coltro, o objetivo do evento é divulgar os trabalhos de embalagens flexíveis e inovação realizados pela indústria no Brasil e no exterior, proporcionando novas oportunidades para o aperfeiçoamento profissional dos participantes.  

O representante da TAPPI, Jose Torradas, explicou que por meio de parceria com o Cetea/Ital foi possível reunir especialistas renomados do exterior e do Brasil. “Os palestrantes desta conferência seguiram os padrões internacionais, mantendo o alto nível do encontro, trazendo aos participantes experiências sobre inovação, tendências e tecnologias para o setor de embalagens”.  

Para o especialista em vendas e marketing, Reinaldo Silva, o conteúdo técnico das palestras é um diferencial desta conferência.  “Podemos ver os produtos sendo usados na prática, além de ser uma oportunidade de dividir informações atuais com os colegas”, comentou.  

Já o fornecedor da Coim Brasil, Carlos Gandolphi, ressaltou que mais uma vez a conferência manteve o alto nível de suas palestras e a qualidade das informações discutidas. “Participei de cinco das nove edições da Tappi e sempre tenho a oportunidade de ter acesso às tendências da área”. 

O Secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, destacou que estes eventos são organizados pelos Institutos da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) “para gerar novas oportunidades para o crescimento da indústria nacional, transferência do conhecimento e suporte à população, atendendo as diretrizes do governador Geraldo Alckmin”.

O evento foi organizado pelos pesquisadores do Cetea Leda Coltro,  Rosa Maria Vercelino Alves e Thiago Urtado Karaski. Por parte da TAPPI a organização foi feita por Jose Torradas.