13/04/2016

ITAL oferece treinamento sobre alimentos enlatados”
Curso, ministrado no Instituto há mais de 30 anos, é reconhecido pela FDA (Food and Drug Administration)

Um produto alimentício preservado em uma embalagem hermética e comercializado à temperatura ambiente é genericamente definido como enlatado.  Para sua fabricação, diversos aspectos devem ser observados, principalmente quando um perigo chamado botulismo é potencial nesta categoria de produto. Com o objetivo de orientar empresas que trabalham com esse gênero alimentício e, como conseqüência, proteger a saúde do consumidor, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento) vai ministrar o curso Alimentos enlatados: princípios de controle do processo térmico, acidificação e avaliação do fechamento de recipientes, entre os dias 16 a 20 de maio, em Campinas.
O curso enfatiza os pontos críticos de controle do processo, tomando como base os regulamentos da FDA-USA(Food and Drug Administration). O ITAL é a única instituição brasileira certificada pela organização estadunidense para ministrá-lo, tendo treinado mais de mil pessoas desde sua primeira edição em 1975. 

Assim, além de viabilizar a exportação da produção brasileira para aquele país, o curso tem sido um instrumento de melhoria da indústria brasileira no setor. Os participantes serão submetidos a avaliações e, obtendo o coeficiente mínimo de acerto, receberão o certificado de supervisor habilitado. 

Os processos térmicos - pasteurização e esterilização - ganham ênfase nesse sentido, por se tratarem dos principais instrumentos para evitar o desenvolvimento da bactéria Clostridium Botulinum, causadora do botulismo.  Além da gravidade de uma possível intoxicação por botulismo, que paralisa o sistema nervoso central, podendo levar a pessoa a óbito, outras particularidades fazem do controle total da produção uma questão vital. 

Confira a programação do curso em: https://eventos2.fundepag.br/GEPC

Serviço: Alimentos enlatados: princípios de controle, do processo térmico, acidificação e avaliação do fechamento de recipientes

Data: 16 a 20 de maio de 2016
Local: ITAL - Auditório Décio Dias Alvim (Avenida Brasil, 2880 Campinas-SP)
Mais informações: (19) 3743-1758