30/03/2016

Testes de degustação de produtos abertos à população são realizados pelo Ital

Para contribuir com a indústria de alimentos e bebidas nacional, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), realiza testes sensoriais de degustação de produtos disponibilizados no mercado. São sessões nas quais os consumidores são convidados a provar determinados produtos para avaliarem suas características.

Os participantes avaliam características como: aparência, aroma, sabor, maciez, entre outros elementos. “A preferência do consumidor é um fator importante no desenvolvimento de novos produtos, assim como elaborar estudos de suas características principais e modificações dos produtos já existentes no mercado. Para isso, os institutos de pesquisa e empresas utilizam as técnicas da Análise Sensorial, que é a ciência que estuda a resposta dos sentidos humanos a um produto”, explicou o Diretor Geral do Ital, Luis Madi, complementando que a excelência desses estudos e projetos depende da colaboração de provadores e consumidores dos produtos em questão. 

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, ressaltou que esse serviço atende a uma demanda tecnológica de alto nível da indústria, e que os resultados trazem benefícios para a sociedade e, principalmente, para o consumidor. “Essa é uma determinação do governador Geraldo Alckmin em garantir a saudabilidade dos alimentos, para melhorar a qualidade de vida da sociedade”, disse.

Para participar de uma sessão, o interessado deverá acessar o site e preencher um formulário: http://www.ital.sp.gov.br/ccqa/sensorial/testes_produtos.html