10/02/2016

Centro de Tecnologia de Carnes celebra 40 anos em 2016 e lança curso de pós-graduação para indústria frigorífica e laticínios

O Centro de Tecnologia de Carnes – CTC do Instituto de Tecnologia de Alimentos – ITAL comemorará este ano seus 40 anos de existência. Por suas origens e evolução, trata-se de uma história única na gestão de conhecimento e pesquisa tecnológica em carnes em nível mundial e que levou, ao cabo deste período, o Centro e o País a desfrutar posição de destaque na aplicação de seus resultados nos processos industriais.

Entre os projetos contínuos objetivando contribuir para o avanço da indústria da carne, destaca-se o curso de pós-graduação lato sensu Especialização em Tecnologia de Carnes.

Implantado em 2000, no momento em que o Brasil se tornava um dos maiores exportadores mundiais de carnes, o curso de Especialização em Tecnologia de Carnes já formou 18 turmas e cerca de 300 alunos que receberam seus certificados de Especialistas conferidos pelo ITAL. O curso criado para atender à demanda por pessoal qualificado imprescindível para a indústria brasileira de carnes que tem que atender às exigências técnicas de mercados sofisticados como o da União Européia.

Os profissionais que passam pelo Curso de Especialização do ITAL aprimoram seus conhecimentos técnicos/científicos nos diverso segmentos da Tecnologia de Carnes, o que lhe permite acelerar suas carreiras gerenciais ao mesmo tempo que os capacita a promover avanços em suas empresas nas áreas de desenvolvimento de produtos e processos.

Após essa larga experiência, e visando atender também ao mercado de produtos derivados do leite, firmou uma parceria com o Centro de Tecnologia de Laticínios deste Instituto, para lançar este ano o Curso de Especialização em Tecnologia de Carnes & Leite abrangendo uma gama maior de produtos que ofereçam segurança alimentar e qualidade.

O programa se destaca pela qualidade do corpo técnico e pela quantidade de aulas práticas, cerca de 150 horas, das 360 horas presenciais no Instituto de Pesquisa.

O curso de Especialização em Tecnologia de Carnes & Leite será ministrado no período de abril de 2016 a abril de 2017, com aulas teóricas e práticas às sextas-feiras e sábados quizenalmente. 

O ITAL encontra-se na cidade de Campinas/SP e a exigência para participar do curso é que o aluno tenha curso superior, apresente seu currículo e passe por uma entrevista individual com o coordenador do curso.