29/10/2015

Tendências e inovações na área de processamento de alimentos são temas de palestras do Ital

Com o objetivo de apresentar as principais tecnologias e inovações sobre alimentos processados, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de são Paulo, por meio do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), participou do XVII Seminário de Alimentação Escolar, realizado na sede do Instituto, em Campinas, nos dias 21 e 22 de outubro. 

O Seminário é realizado desde 1998, com o objetivo de oferecer informações para melhorar o cardápio da alimentação das escolas e a gestão de programas públicos de alimentação escolar vigente no país. 

O evento é direcionado a nutricionistas de unidades escolares, estudantes de nutrição e profissionais das áreas de produção e pesquisa de alimentos.

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, ressaltou que a Pasta atua em duas frentes: criar tecnologias e inovações para garantir a qualidade da alimentação; e proporcionar para a sociedade uma visão mais abrangente sobre a indústria alimentar, por meio de dados técnicos e científicos, contraponto os mitos, preconceitos e acusações divulgadas sobre os alimentos processados. 

“Nas últimas décadas, os alimentos industrializados ganharam força, diante do crescente número da população mundial e por sua facilidade no processo e no preparo dos alimentos. Cuidar da alimentação é um hábito que precisa ser trabalhado constantemente, principalmente entre as crianças. Essa é a determinação do governador Geraldo Alckmin”, disse o secretário.

O diretor do Ital, Luis Madi destacou a importância em garantir a qualidade dos alimentos processados. “Desde sua criação, o Instituto acompanha o desenvolvimento da indústria de alimentos e bebidas no Brasil. Apresentar informações atuais e tendências nesta área é a nossa missão com a sociedade paulista e brasileira”, destacou. 

Durante o Seminário, Luis Madi apresentou os estudos desenvolvidos pelo Instituto que fazem parte da Série Trends 2020: Brasil Food Trends 2020, Brasil Pack Trends, Brasil Ingredients Trends 2020 e Brasil Bakery & Confectionery Trends 2020. As publicações abordam os principais fatores de impacto, tendências, oportunidades e desafios para a indústria de alimentos e bebidas no país.

A 17ª edição do SAE ofereceu conhecimentos técnicos, científicos e de gestão para o Programa de Alimentação Escolar, sugeriu novas práticas de elaboração, otimização e avaliação de cardápios e ainda contribuirá para a aprendizagem dos gestores a respeito da política do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que rege a alimentação de todas as escolas do país.