09/10/2015

SAA realiza cerimônia em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação

No dia 16 de outubro, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo celebrará o Dia Mundial da Alimentação e a entrega do Prêmio "Josué de Castro", a partir das 10h30 no Salão Nobre da Secretaria, em São Paulo.

Sobre o Dia Mundial da Alimentação

O acesso à alimentação é um dos direitos fundamentais consignados na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Todos têm direito a uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente. Isso é o que chamamos de Segurança Alimentar e Nutricional. Ela deve ser totalmente baseada em práticas alimentares promotoras da saúde, sem nunca comprometer o acesso a outras necessidades essenciais e nem mesmo o sistema alimentar futuro.

Esse é um direito que cabe ao povo brasileiro. Um direito de se alimentar devidamente, respeitando as características culturais de cada região e suas particularidades no ato de se alimentar.

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado há 27 anos no dia 16 de outubro. Este é o momento em que o mundo volta sua atenção para a fome e a insegurança alimentar que afetam centenas de milhões de pessoas.

A data marca a criação, em 1945, da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), cujo objetivo é elevar os níveis de nutrição e de desenvolvimento rural. O tema definido pela FAO para este ano é “O Direito à Alimentação”, como algo universal, inerente a todos os homens e mulheres do mundo.

Segundo a FAO, “a escolha do tema demonstra o crescente reconhecimento da comunidade internacional à erradicação da fome e da pobreza no mundo e à intensificação do desenvolvimento sustentável”.