16/09/2015

Ital apresenta estudo Brasil Processed Food 2020 no Metro Alimentos 2015

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, apresentou o projeto “Brasil Processed Food 2020” durante o Workshop de Metrologia para a Gestão da Qualidade dos Alimentos promovido pela Metro Alimentos, em 9 de setembro de 2015 no auditório Décio Dias Alvim, na sede do Instituto.

O workshop teve por objetivo promover a integração de ações entre o setor produtivo, órgãos oficiais regulamentadores, institutos de pesquisa, área acadêmica e outras instituições afins. Foram realizadas palestras e mesas redondas entre as distintas esferas diante do atual cenário interno e externo do mercado de Commodities, produtos alimentícios e de ingredientes e as ações governamentais no atendimento as demandas.

Para o secretário de Agricultura, Arnaldo Jardim, a realização de eventos que permitem a transferência do conhecimento são de extrema importância para o desenvolvimento científico e social do Estado de São Paulo e país. “Nesse sentido, a participação do Ital no acompanhamento da evolução da indústria de alimentos e bebidas é fundamental para este sector no Brasil, seguindo as diretrizes do governador Geraldo Alckmin”.  

Abertura oficial do workshop foi feita pelo professor Celso Scaranello, representando a Rede Meteorológica do Estado de São Paulo (Remesp) e pelo diretor geral do Ital, Luis Madi. Temas voltados ao Cenário do mercado de Commodities, de produtos alimentícios, ingredientes e as ações governamentais no atendimento das demandas foram abordados em três painéis: “Economia e Impacto Econômico e Social”, “Demandas dos Setores Agrícola e Agroindustrial Certificação e Rastreabilidade: Estudo do Caso” e em “Demandas da Certificação e Rastreabilidade: Materiais de Referência (produção e obtenção), Ensaio de Proficiência e Capacitação”.

O Diretor Geral do Ital, Luis Madi, e o Coordenador da Plataforma de Inovação Tecnológica do Instituto, Raul Amaral, apresentaram o projeto do estudo que contempla a elaboração de um documento de referência para módulos executivos que servirão como apoio para a comunicação direcionada para stakeholders específicos.

Além disso, o diretor destacou a importância das parcerias entre instituições públicas e privadas são de extrema importância para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia no país e ressaltou que é uma honra para o ITAL participar de um workshop como o realizado pela Remesp. Segundo o diretor, em um mundo globalizado a metrologia é de extrema importância. 

Por Iara Linardi Luchiari

Mais informações

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Instituto de Tecnologia de Alimentos

(19) 3743-1757