23/04/2015

ITAL lança projeto Brasil Processed Food 2020

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), órgão ligado à Agência Paulista dos Agronegócios e vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo apresentou o projeto “Brasil Processed Food 2020” durante o 3º Fórum Brasileiro da Indústria de Alimentos realizado em Goiânia e na Reunião Anual ILSI Brasil 2015 que ocorreu em Campos do Jordão. 

O Diretor Geral do ITAL, Luis Madi, e o Coordenador da Plataforma de Inovação Tecnológica do Instituto, Raul Amaral, apresentaram o projeto do estudo que contempla a elaboração de um documento de referência para módulos executivos que servirão como apoio para a comunicação direcionada para stakeholders específicos. 

No evento do Lide, em sua apresentação, o Diretor Geral do ITAL, Luis Madi, ressaltou a distorção de imagem que existe entre os produtos processados, como uma das causas de problemas como a obesidade. A mudança de hábitos da população, com a falta de atividades físicas no cotidiano é o principal vilão do ganho de peso. 

Já no ILSI, o coordenador técnico da Plataforma de Inovação Tecnológica do ITAL, Raul Amaral, em sua apresentação intitulada “A Importância e Necessidade do Processamento de Alimentos”, destacou a importância de desmistificar o mito de que os alimentos processados fazem mal à sociedade e ponderou que a falta de informação ou falta de informação sem base científica para o consumidor ainda é um obstáculo a ser enfrentado pela indústria de alimentos.

O projeto “Brasil Processed Food 2020: a Importância dos Alimentos Processados para a Sociedade Brasileira” foi criado para servir como instrumento capaz de proporcionar para a sociedade brasileira uma visão mais abrangente dessa indústria, por meio de dados técnicos e científicos em contraposição aos mitos, preconceitos e acusações arbitrárias que transitam livremente na atualidade.  Além disso, irá apresentar os desafios e as oportunidades para a indústria nas áreas regulatória, de comunicação, de fomento à pesquisa e desenvolvimento, de cooperação internacional, entre outras.