16/10/2014

ITAL inicia novo estudo da Série Trends 2020 no Dia Mundial da Alimentação

No dia Mundial da Alimentação, data comemorada em 16 de outubro em mais de 150 países, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL/APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo anuncia o início da elaboração da mais recente publicação da Série Trends 2020: “Brasil Processed Food 2020: A Importância dos Alimentos Processados para a Sociedade Brasileira”. 

O estudo tem como objetivos defender propostas de apoio e suporte à inovação no setor de alimentos processados e demonstrar para a sociedade brasileira a real face dessa indústria, por meio de dados técnicos e científicos em contraposição aos mitos, preconceitos e acusações arbitrárias que transitam livremente, na atualidade.

“Tendo em vista a polêmica em torno do consumo de alimentos processados no Brasil e no mundo, o ITAL acredita que existe a necessidade de oferecer à sociedade, setor privado e público um documento que esclareça a importância dos alimentos processados na alimentação da população”, destacou Madi.

“Brasil Processed Food 2020” irá disponibilizar informações técnicas e científicas que demonstrem a importância, saudabilidade, qualidade, segurança e sustentabilidade dos alimentos processados, em contraposição aos argumentos que têm classificado os “alimentos industrializados” como nocivos para a saúde. 

Assim como as demais publicações da Série Trends 2020, o estudo tem como objetivo estimular as pesquisas no ITAL, no setor privado e em outras instituições, além de servir como instrumento para a inclusão tecnológica das micro e pequenas empresas, nas quais o acesso a informações sobre tendências e oportunidades de mercado ainda não é tão facilitado, explicou o diretor do ITAL, Luis Madi. 

A Série Trends 2020 retrata o dinamismo, crescimento e inovação da indústria de alimentos e bebidas no país. Já foram publicados três documentos abordando diversos temas relevantes para estes setores.  Em sua mais recente publicação, “Brasil Processed Food 2020”, a importância da indústria na sustentação e sustentabilidade da produção de alimentos até 2020 será abordada. O tema foi destacado nos estudos elaborados para o projeto Alimentos, promovido pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE/MCTI) e Embrapa e definido como prioridade no programa Future Food 2050 (http://futurefood2050.com) do Institute of Food Technologists (IFT). 

O lançamento da versão impressa do documento “Brasil Processed Food 2020: A Importância dos Alimentos Processados para a Sociedade Brasileira” está previsto para ocorrer no Dia Mundial da Alimentação de 2015. 

Lançamento “Brasil Bakery & Confectionery Trends 2020”

A publicação “Brasil Bakery & Confectionery Trends 2020”, que aborda os principais fatores de impacto, tendências, oportunidades e desafios para estes setores no Brasil, foi lançada no dia 15 de outubro, durante a Semana Tecnológica  do Centro de Tecnologia de Cereais e Chocolate (Cereal Chocotec), unidade pertencente ao ITAL.

O documento foi elaborado a partir da identificação de fatores de influência de mercado no país levando em consideração os impulsionadores da demanda, as mudanças no perfil e comportamento dos consumidores e as interferências dos stake holders de Bakery & Confectionery.  As informações utilizadas pela publicação foram obtidas por estudos feitos por centros de referência nacionais e internacionais, além da consulta a bases de dados.

 Série Trends 2020

Em 2010, o ITAL deu início ao projeto Trends 2020 com a publicação do estudo Brasil Food Trends 2020 (www.brasilfoodtrends.com.br), cujo resultado gerou um documento estratégico para o setor de alimentos. Em 2012, o Instituto lançou a publicação Brasil Pack Trends 2020 (www.brasilpacktrends.com.br) com tendências para o setor de embalagens, estas publicações estão disponíveis para download gratuito. Em agosto de 2014, o estudo Brasil Ingredients Trends 2020 foi lançado com tendências para os setores ingredientes, alimentos e bebidas e suplementos alimentares. Em outubro deste ano, o ITAL lançou o documento “Brasil Bakery & Confectionery Trends 2020”, que aborda os principais fatores de impacto, tendências, oportunidades e desafios para estes setores. A partir de novembro, a versão online das duas publicações lançadas este ano estarão disponíveis para o download gratuito através dos sites: www.brasilingredientstrends.com.br e www.brasilbakerytrends.com.br. Atualmente, estão em desenvolvimento estudos sobre tendências e inovações nas áreas de Leite e Derivados, Carnes e Derivados, Frutas e Hortaliças, e Bebidas que serão lançados nos próximos anos. 

O ITAL criou a Plataforma de Inovação Tecnológica, uma estrutura de apoio e incentivo para a geração de projetos de inovação tecnológica, destinada a oferecer serviços que contribuam para o aumento da competitividade das indústrias. Atualmente, uma das atividades da Plataforma contempla o monitoramento contínuo das tendências e inovações, com base na análise de estudos, pesquisas e visitas a feiras e congressos dos setores de atuação do ITAL.