26/09/2013

CTC/ITAL fará seminário internacional na Tecno Food Brazil
Referência no setor de carnes, CTC realizará programa de palestras nos dias 26 e 27 de março do próximo ano, abrangendo pesquisa e tecnologia para a indústria

Conceituada unidade de pesquisa sobre carnes, o Centro de Tecnologia de Carnes (CTC) do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) promoverá na Tecno Food Brazil o 1º Seminário Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovações para a Indústria de Carnes, nos dias 26 e 27 de março de 2014. O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), órgão da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios e vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Realizada em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR), a Tecno Food Brazil, feira internacional sobre proteína animal, deve reunir 150 expositores, além de pesquisadores nacionais e internacionais da cadeia de carne. A expectativa é que dez mil pessoas participem da feira, entre expositores e visitantes, no centro de convenções Expotrade.

Com o apoio das principais instituições de pesquisa, associações e sindicatos do setor, o CTC/ITAL organizará palestras com renomados profissionais da área, tanto brasileiros como internacionais, dos segmentos de pesquisa e indústria, abordando temas atuais em áreas consideradas relevantes para ciência e tecnologia de carnes no Brasil.

O seminário tem como objetivo principal divulgar e contribuir para o processo de inovação tecnológica das pequenas, médias e grandes indústrias de carnes, apresentando palestras que tragam novidades, alternativas tecnológicas e econômicas, tais como desossa a quente para suínos, aplicação de colágeno na industrialização, processo de extrusão para produtos cárneos, sustentabilidade na indústria e inovações nos processos.

A participação do CTC/ITAL na Tecno Food Brazil vai ao encontro do que os idealizadores do evento prezam para o público. Presidente da G5 Promotrade – organizadora da Tecno Food –, Rubens Zago afirma que a feira deve ser diferente das outras do setor, promovendo muita difusão de conhecimento, com instrução e educação, para todos os portes de indústria.

Para a diretora técnica do CTC, Ana Lúcia da Silva Corrêa Lemos, o seminário será uma oportunidade única de reciclagem e também de aproximação de pesquisadores de diferentes regiões do Brasil, universidades, institutos de pesquisa nacionais e internacionais e de técnicos das indústrias de carnes. “A presença dos profissionais da indústria é fundamental não só para que se afastem da sua rotina de trabalho e respirem novas ideias e conceitos, mas também para a troca de opiniões quanto à relevância dos trabalhos desenvolvidos para a atividade industrial, último elo da cadeia de produção de carnes e derivados”.

Para Fabiana Sabadini, relações públicas do CTC/ITAL, o diferencial da feira será a localização privilegiada. “Grande parte das empresas do segmento está localizada nas regiões Sul e Sudeste, facilitando o acesso e o deslocamento dos visitantes e participantes do evento”, diz Fabiana.

Inscrições

Os interessados em participar do seminário deverão efetuar as inscrições a partir do dia 1º de outubro no site www.ital.sp.gov.br. Para patrocinar esse evento, solicite as propostas pelo e-mail eventosctc@ital.sp.gov.br ou no telefone (19) 3743-1884.

Local estratégico

A escolha do Paraná – mais precisamente da região metropolitana de Curitiba – para sediar esse importante evento teve uma razão prática: o local fica no epicentro de um raio de 400 quilômetros dos principais Estados produtores do Brasil, de São Paulo ao Rio Grande do Sul, que representam 90% da indústria de proteína animal do país. 

Expotrade

Terceiro maior centro de convenções do país, o Expotrade, em Pinhais, está em uma localização privilegiada, ou seja, 30 minutos do Aeroporto Internacional Afonso Pena e 20 minutos do Centro de Curitiba. O estacionamento tem capacidade para 2,8 mil veículos, entrada e saída exclusivas, e um heliponto. O espaço também conta com ampla praça de alimentação. 

Empresa

A G5 Promotrade foi criada para diferenciar e potencializar o mercado de feiras. Ela possui uma estrutura formada com nomes que são referências no mercado de carne brasileiro. Mayr Bonassi, que já esteve à frente de empresas como Sadia, Mabella e Seara, e Rubens Zago, profissional que teve atuação expressiva em empresas como Aurora, Pif Paf, Mabella e Seara, resolveram investir no ramo de organização de eventos devido ao amplo conhecimento que possuem, assim como as perspectivas de promoção que vislumbram esse importante setor.  A sede da empresa está localizada em Pinhais.

Texto produzido pela Assessoria de Imprensa da Tecno Foods

 

Mais Informações:

Assessoria de Imprensa do ITAL

Cleide Elizeu - Jornalista

Tel: (19)3743.1757

Cel: (19)98801.2773