15/07/2013

Pesquisadores do ITAL participam da IFT 2013 Annual Meeting e Food Expo, nos EUA
Durante o evento, serão apresentados projetos de pesquisa desenvolvidos no Instituto

Um grupo de pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL/ APTA/ Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo) estará participando da IFT 2013 Annual Meeting e Food Expo, que acontecerá do dia 12 a 17 de julho, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. Os pesquisadores do ITAL apresentarão algumas das pesquisas que estão sendo realizadas no Instituto atualmente.

A pesquisadora do CETEA, Fiorella Balardin H. Dantas, apresentará um estudo sobre ocorrência de sulfuração negra em carne enlatada. O Brasil é um grande exportador de carne enlatada e tem os Estados Unidos e Canadá como os mercados de destino. Dentre todos os países exportadores, os dois países citados mantem um rigoroso controle na presença de sulfuração negra.   realizadas no Instituto atualmente. 

O Centro de Frutas e Hortaliças do ITAL (Fruthotec) será representado no evento pela pesquisadora Shirley Berbari, que irá apresentar trabalhos a respeito do palmito de pupunha e açaí. A pesquisadora, considerada com uma grande especialista no assunto, falará sobre a determinação do valor padrão de textura instrumental para palmito de açaí e a capacidade de penetração dos ácidos cítricos e láctico em palmito pupunha. Estes ácidos citados podem ajudar a garantir qualidade e a segurança do alimento processado em conserva.

Além das pesquisas sobre o palmito, o Fruthotec também levará informações a respeito do processamento de abacaxi e goiaba. A pesquisadora Silvia Pimentel Marconi Germer apresentará o estudo sobre recondicionamento e reuso do xarope de sacarose na desidratação osmótica de abacaxi e da goiaba, considerando os teores de vitamina C, carotenoides e polifenóis totais das frutas desidratas por essa técnica. 

Reuniões

Além das apresentações das tecnologias desenvolvidas pelo ITAL no evento, o Instituto também aproveitará o momento para estreitar relações com outras instituições da área. O diretor do ITAL, Luis Madi, irá se reunir com a diretoria da Mintel Group, uma empresa fornecedora global de inteligência de mídia, consumidor e produto.  A ideia é criar parceria para sincronizar a pesquisa tecnológica aplicada à inovação do ITAL com as demandas previstas de industrialização e consumo. 

A diretoria do ITAL também se reunirá com a diretoria do Instituto of Food Technologist – IFT para apresentar as atividades do Instituto atualmente. 

Assessoria de Imprensa do ITAL

Cleide Elizeu - Jornalista

Yasmin Marini - Estagiária

Tel: (19)3743.1753

Cel: (19)8801.2773