28/06/2013

ITAL 50 anos: Instituto é homenageado pelo Instituto Agronômico

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA) recebeu do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) a medalha “Honra ao Mérito Franz Wilhelm Dafert”, durante a solenidade das comemorações dos 126 anos do IAC, realizada no dia 28 de junho, na cidade de Campinas.

O ITAL foi homenageado pela excelência do trabalho desenvolvido pelo Instituto em seus 50 anos de história. A medalha foi entregue para o diretor do ITAL, Luis Madi, pelas mãos da Secretária de Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi.

Além da premiação, o ITAL foi lembrado durante o discurso do coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Orlando Melo de Castro, que além de falar da importância do Instituto, também lembrou os presentes que no mês de agosto o ITAL completará 50 anos.

O superintendente do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Francisco Jardim, relembrou que já na década de 1970 o ITAL, assim como o IAC, era citado nas reuniões do MAPA como um instituição de pesquisa modelo do País.

Medalha Franz Wilhelm Dafert: A medalha de “Honra ao Mérito Franz Wilhelm Dafert” foi instituída em 2009 para homenagear personalidades e instituições por seus valores pessoais e serviços relevantes prestados à agricultura brasileira. Dafert, um cientista austríaco, doutor em química agrícola foi o primeiro diretor do Instituto Agronômico, em 1887. Sua gestão à frente do instituto foi considerada exemplar e possibilitou importantes transformações. Sob sua direção, o Instituto Agronômico foi a primeira instituição a realizar análise de solo e planta no Brasil.

Junto ao ITAL, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (Febrapdp), a Agência Brasileira de Inovação (FINEP), também receberam a medalha em homenagem.

Cleide Elizeu – Jornalista
Yasmin Marini – Estagiária
Antonio Carriero – Foto

Assessoria de Imprensa do ITAL
TEL: (19) 3743.1753
CEL: (19) 8801.2773