06/05/2013

ITAL leva tendências em alimentos, bebidas e embalagens para a APAS 2013
Instituto apresentará série Trends 2020 na feira

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), órgão da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios e vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, irá apresentar a série “Trends 2020”, publicações sobre tendências nas áreas de alimentos, bebidas e embalagens, em seu estande da APAS 2013 – 29ª Congresso e Feira de Negócios em Supermercados. O evento acontece entre os dias 6 e 9 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo

As transformações da sociedade tais como o aumento populacional, a expectativa de vida, o nível educacional e de renda, a preocupação com o meio ambiente e a saúde – demandam a produção de alimentos em quantidade e qualidade para atender às suas necessidades.

Essa demanda levou o Instituto a criar a “Plataforma de Inovação do ITAL”, formada por um grupo de especialistas que estudam as tendências e inovações do setor de alimentos de todo o mundo, de modo a relacioná-los com as mudanças da população brasileira e a estrutura do setor no País.

Dessa maneira, o grupo técnico-científico e a Plataforma de Inovação do ITAL, estão preparados para fornecer apoio e conhecimento para a indústria de alimentos e embalagens. 

Durante a APAS, o público poderá conhecer os parte dos resultados das pesquisas da Plataforma, publicados nas duas primeiras edições do documentos da série “Trends 2020”: Brasil Food Trends e Brasil Pack Trends. Os dois documentos mostram, de forma detalhada, os resultados do monitoramento das tendências e inovações no setor de alimentos e embalagem, levantamento de dados com base na análise de estudos, pesquisas e visitas técnicas a feiras e congressos do setor. 

A realização destes estudos contribui para a disseminação de informações estratégicas, de forma pública e gratuita, gerando benefícios a milhares de empresas, auxiliando-as de algum modo a inovar e continuar fornecendo à sociedade brasileira produtos alimentícios de qualidade, agregando valores que permitem o consumidor criar uma relação estreita de identidade e confiança no setor de alimentos, bebidas e embalagem. Os documentos podem ser acessados no seguinte endereço: http://www.ital.sp.gov.br/documentos.php

ITAL: 50 anos de apoio ao setor de alimentos em benefício da sociedade 

No mês de agosto de 2013, o ITAL comemora 50 anos de história. O Instituto foi fundado em 1963, como Centro Tropical de Pesquisas e Tecnologia de Alimentos (CTPTA), em um período em que o avanço na produção agrícola do País, decorrente da tecnologia aplicada no campo, levou à necessidade de desenvolvimento de pesquisas para garantir melhorias em toda a cadeia de alimentos.

Foi nesse cenário que, a partir da criação do CTPTA, foram criadas a primeira faculdade de engenharia de alimentos do País, associações e outras entidades de apoio necessárias para o desenvolvimento da então indústria de alimentos brasileira.

A partir dessa estrutura, o ITAL iniciou sua trajetória de desenvolvimento de pesquisas e novos produtos, oferecendo para o setor de alimentos e embalagens o conhecimento necessário para a produção de alimentos seguros e de qualidade.

Nestes 50 anos, o ITAL desenvolveu centenas de projetos de sucesso, fazendo com que o trabalho da instituição esteja presente em diversos alimentos consumidos pela população brasileira.   

Cleide Elizeu – Jornalista

Yasmin Marini - Estagiária

Assessoria de Imprensa do ITAL

TEL: (19) 3743.1753

CEL: (19) 8801.2773