03/10/2012

Empresa vai exportar cereal de açaí e quer faturar R$ 4,5 milhões
Blue Macaw Flora criou produto que promete ganhar espaço com a busca do cliente por produtos saudáveis

A Blue Macaw Flora, empresa com sede em Mauá, na grande São Paulo, pretende ganhar espaço por meio do apelo saudável que tem o produto desenvolvido pelo negócio. O Frootiva, espécie de cereal natural e granulado pronto para o consumo, deve começar a ser exportado ainda neste ano e, com isso, o empreendimento espera fechar 2012 com faturamento de R$ 4,5 milhões.

Atualmente, o produto está disponível nos sabores açaí e cupuaçu. Mas a empresa, que faturou R$ 3 milhões no ano passado, já estuda o lançamento de novos sabores. O próximo da lista será o maracujá. “Temos uma biodiversidade enorme e pouco explorada”, destaca Ana Tovazi, 45 anos, que comanda a empresa ao lado de Marina Salama, 50.

A Blue Macaw, que significa arara azul, foi formatada inicialmente para exportar matéria-prima de produtos naturais do Brasil: extratos em pó de guaraná, açaí, cupuaçu e catuaba, por exemplo. Os artigos eram e ainda são comercializados principalmente com indústrias alimentícias que atuam nos setores de suplementos e também bebidas.

Os extratos são exportados para Alemanha, Estados Unidos, Canadá, França e Austrália. “O Brasil, em geral, é visto como um exportador apenas de matéria-prima. Mas, e nós? Não fazemos nada?”, questiona Ana.

Para abandonar o incômodo rótulo de fornecedor primário de matéria-prima e ganhar com produtos de valor agregado, a empresa foi estudar o mercado. A intenção era explorar a demanda pelo açaí, mas a ideia esbarrou na dificuldade de produzi-lo como fruta seca.

A solução encontrada, em parceria com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), foi compor um produto inovador. “Usamos a maçã desidratada em cubo com a cobertura de açaí ou cupuaçu”, explica Ana. O Frootiva pode ser consumido direto da embalagem ou ainda combinado com salada de frutas e iogurtes.

A linha também é comercializada para grandes empresas, que o utilizam como ingrediente em barras de cereais e granola. A marca responde por 20% do faturamento da companhia, mas a meta é chegar em 40% até o fim de 2013. O crescimento deve ser alcançado com o início das vendas para Arábia Saudita, Estados Unidos, Canadá e também para países da América Latina.

Ao explorar a biodiversidade brasileira, a Blue Macaw tem seu produto valorizado no exterior. “É uma forma de colocar o Brasil em evidência e o açaí tem uma força muito grande”, diz a professora de engenharia de alimentos do Instituto Mauá de Tecnologia, Edilene Amaral de Andrade Adell.

Matéria publicada em: http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,empresa-vai-exportar-cereal-de-acai-e-quer-faturar-r-4-5-milhoes,2279,0.htm