05/09/2011

Pesquisadora do ITAL ganha prêmio ABRE da Embalagem Brasileira

#foto02#A pesquisadora do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de S√£o Paulo), Eloisa Elena Correia Garcia, recebeu no dia 01 de setembro, o pr√™mio ABRE da Embalagem Brasileira 2011 na categoria Personalidade do Ano. Essa categoria da premia√ß√£o buscou homenagear, o profissional que mais se destacou no setor de embalagem no ano de 2010 e 2011. Eloisa Garcia √© graduada e mestre em Engenharia de Alimentos pela Faculdade de Engenharia de Alimentos na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atua no Centro de Tecnologia de Embalagem (CETEA-ITAL), desde 1983, √© Gerente T√©cnico dos grupos de Embalagens Pl√°sticas, , e de Meio Ambiente . Al√©m disso, atualmente, faz parte da diretoria do ITAL. Entre suas principais linhas de atua√ß√£o est√£o, dentro das embalagens pl√°sticas, pesquisa e assist√™ncia tecnol√≥gica nas √°reas de desenvolvimento de embalagem, de avalia√ß√£o do potencial de intera√ß√£o embalagem com o produto e sobre legisla√ß√£o de embalagem e seguran√ßa de alimentos. Coordena, ainda, a linha de pesquisa em Estudos de Avalia√ß√£o do Ciclo de Vida de produtos e embalagens-ACV, tendo como princ√≠pio sua aplica√ß√£o na gest√£o para melhoria ambiental cont√≠nua de produtos e processos. Junto com outros pesquisadores do Cetea, nos √ļltimos dois anos, Eloisa participou do acompanhamento e orienta√ß√£o da melhoria ambiental de produtos do projeto ¬ďSustentabilidade de ponta a ponta¬Ē. Nesse projeto foram analisadas todas as etapas do ciclo de vida dos produtos, com base em princ√≠pios da ferramenta de Avalia√ß√£o do Ciclo de Vida ¬Ė ACV. O trabalho, premiado, verificou a intera√ß√£o do produto com o meio ambiente desde a extra√ß√£o dos recursos naturais como as mat√©rias-primas, at√© a disposi√ß√£o final do produto analisando, inclusive como ele foi transportado, usado, consumido e descartado. A escolha do premiado para a categoria ¬ďPersonalidade do Ano¬Ē do pr√™mio ABRE √© feita por indica√ß√Ķes de profissionais do setor sugeridas pelos Conselhos de Administra√ß√£o, Fiscal e Representativo da ABRE, que passam por an√°lise e sele√ß√£o da comiss√£o julgadora do evento. Segundo a ABRE, o pr√™mio tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da ind√ļstria e do design nacional, al√©m de ser uma oportunidade para divulgar as inova√ß√Ķes criativas e as solu√ß√Ķes tecnol√≥gicas da √°rea de embalagens.