12/04/2018

Curso de Embalagens Plásticas Flexíveis é realizado no ITAL

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) realizou de 13 a 15 de março, o curso “Embalagens Plásticas Flexíveis: Materiais & Propriedades” que contou com 95 participantes. O curso teve a missão de transmitir o conhecimento sobre a garantia da qualidade do produto até o consumidor final. 

Os temas abordados foram desde materiais das embalagens; questões de sustentabilidade aplicadas ao desenvolvimento de embalagens; legislação sobre embalagens plásticas; aditivos para embalagens plásticas; identificação de materiais plásticos; caracterização física e dimensional; propriedades mecânicas e de barreira a gases, vapor d'água, vapores orgânicos e luz; integridade do fechamento de embalagens; e a interação embalagem/produto. 

O evento é organizado pelo Centro de Tecnologia de Embalagem (CETEA) e é destinado para profissionais de empresas usuárias e fabricantes de embalagens plásticas flexíveis. Os dias tiveram 17 palestras de diferentes abordagens que garantiram a intensa aprendizagem e também acrescentaram na formação profissional do participante.

Durante o evento foram fornecidas ferramentas que auxiliam no desenvolvimento, otimização e avaliação do desempenho de embalagens plásticas flexíveis utilizadas para o acondicionamento de diferentes classes de produtos, tomando como base exigências de desempenho, manutenção de propriedades desejadas, segurança do consumidor, garantia da qualidade na produção, desempenho na estocagem e distribuição e contribuição para a preservação do meio ambiente.

De acordo com Daniele Fidelis, pesquisadora organizadora do curso, “foi um evento com muita interação dos participantes durante as aulas e proveitoso, agregando conhecimento tanto para quem veio assistir quanto para quem foi palestrante”. Ela também afirma que o CETEA sempre procura abordar as novidades e tendências de mercado, mas mantendo o conceito básico sobre os materiais plásticos e suas propriedades, e assim buscando nivelar o conhecimento dos participantes.