Microbiologia

O laboratório de Microbiologia do CCQA é especializado em realizar análises em alimentos, água, bebidas, embalagens e em ambientes industriais, desenvolvendo pesquisa e prestação de serviço nas áreas de Bacteriologia, Micologia e Micotoxinas.

Entre as diversas atividades desenvolvidas, destaca-se o monitoramento e controle de microrganismos patogênicos e deteriorantes. O laboratório determina a estabilidade microbiológica de produtos e identifica a causa de deterioração de alimentos, diagnostica a contaminação microbiana na indústria, realiza teste desafio (challeng test), valida métodos analíticos, certifica a qualidade de produtos para exportação e emite pareceres técnicos.

Além disso, oferece serviços nas áreas de micologia e de micotoxinas especializadas em analisar fungos e toxinas em alimentos, água, bebidas, embalagens e em ambientes industriais, desenvolvendo trabalhos relacionados principalmente com identificação de bolores deteriorantes e toxigênicos, além de validação de métodos para a detecção e quantificação de micotoxinas em alimentos.

Equipe de Pesquisadores

Beatriz Thie Iamanaka (Micologia e Micotoxinas)
Hector Abel Palacios Cabrera (Controle e Monitoramento de alimentos)
Marta H. Taniwaki (Micologia e Micotoxinas)
Margarete M. Okazaki (Bacteriologia)
Neliane Ferraz de Arruda Silveira (Bacteriologia)
Neusely da Silva (Bacteriologia)